XXI Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero

Convidamos pesquisadoras(es), estudantes, profissionais, militantes, integrantes de grupos e núcleos de pesquisa a participarem do XXI Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero. Com o tema “Atuações e resistências frente às desigualdades e violências interseccionais de gênero, raça e sexualidades: articulando redes feministas”, o evento também integrará a Jornada Feminista do PPGNEIM e a 8a. Semana de Gênero e Diversidade da UFBA. O Simpósio acontecerá entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2025 no Campus da UFBA, no PAF 1/Ondina e na FFCH/São Lázaro, e a programação terá continuidade nos dias 4 e 5 de dezembro com atividades da 8a. Semana de Gênero e Diversidade, organizada pelo Centro Acadêmico do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade.

O evento tem por objetivo promover reflexões sobre as múltiplas expressões das desigualdades que atravessam os corpos e territórios, evidenciando também as formas de resistência e mobilização protagonizadas por mulheres e pessoas dissidentes em diferentes contextos. A proposta é fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade, reafirmando os compromissos éticos e políticos da produção de conhecimento feminista diante dos desafios contemporâneos. Com mais de quatro décadas de atuação, o NEIM/UFBA é reconhecido como o núcleo pioneiro e referência na produção científica feminista nacional. Desta forma, contribui para a consolidação de políticas públicas e de uma epistemologia crítica feminista e antirracista. O XXI Simpósio Baiano reafirma essa trajetória ao promover o encontro entre gerações, saberes e práticas de resistência, com o objetivo de fortalecer redes de solidariedade e de pesquisa comprometidas com a justiça social e de gênero.

A programação contará com mesas-redondas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos científicos, apresentações culturais e rodas de conversa. Destacamos o lançamento da Ouvidoria das Mulheres da UFBA, com a presença do Magnífico Reitor Prof. Paulo César Miguez de Oliveira, e equipe da Ouvidoria da UFBA no dia 3 de dezembro às 9hs no Auditório do PAF1/Ondina.  A Ouvidoria das Mulheres foi criada no dia 18 de novembro, com a assinatura da Portaria No. 239 que nomeia a Profa. Dra. Darlane Andrade (pesquisadora do NEIM e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Diversidade) como Ouvidora das Mulheres, e apresentação em reunião do Conselho Universitário nesta mesma data. O lançamento deste importante projeto em um evento que discute desafios e resistências frente às desigualdades e violências interseccionais, demarca o compromisso da UFBA com a construção de políticas e ações em prol da garantia de direitos das mulheres, e visibiliza ações meio à campanha mundial dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que iniciou no dia da Consciência negra e terminará no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Inscreva-se e acompanhe a programação no site do NEIM e na página oficial do evento 

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin