Curso de extensão “Saúde mental, famílias e gerações”

O curso de extensão SAÚDE MENTAL, FAMÍLIAS E GERAÇÕES é proposto por pesquisadoras do Grupo de Pesquisa CNPq, NEIM – GAD – Gênero, Desigualdades e Alteridades, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da Universidade Federal da Bahia, sendo coordenado pelas professoras Dras. Alda Motta, Darlane Andrade e Márcia Macedo.

Este curso visa colaborar para instrumentalização de estudantes e profissionais interessados/as em fazer uma leitura gendrada das relações sociais no que envolve as relações familiares, intergeracionais, e as repercussões das diversas violências para a saúde mental, olhando para o cenário de pandemia que nos assola. Este cenário denuncia como as desigualdades de gênero, raça, classe social, de gerações e outras, ainda se fazem presentes e se interseccionam especialmente no espaço doméstico, onde as mulheres ainda são as principais responsáveis pelas funções de cuidadoras, ficando mais vulnerabilizadas – sobretudo as mulheres negras e pobres – e adoecidas neste cenário de crise.

O curso é 100% online, com uso do ambiente virtual de aprendizagem – AVA onde serão disponibilizados materiais para leitura, videos, fóruns de debates, etc., e prevê 7 encontros/lives, que acontecerão nas quintas-feiras à noite.

O curso é gratuito, tem limite de 100 vagas, sendo 50% delas reservadas a pessoas externas à UFBA. Assim, faremos uma seleção com base nos dados informados no formulário de pré-inscrição. O resultado sairá até o dia 3 de setembro. As pessoas selecionadas devem fazer sua inscrição no sistema siatex.

Público-alvo: Profissionais e estudantes de diferentes áreas do saber, a nível de graduação e pós-graduação.

Duração: de 08/09 a 18/12/2020.

Para participar, preencha o formulário de pré-inscrição abaixo até o dia 28/08, anexando foto de comprovante de escolaridade, identidade e discorra sobre seu interesse no curso.

Qualquer dúvida, entre em contato: gadneim@ufba.br

Formulário para pré-inscriçãohttps://forms.gle/EHygp11NJijKGr9j9