Dep. Federal faz discurso em Brasília apoiando o INEIM

Discurso da Deputada Lídice da Mata na Câmara de Deputados, dia 02 de junho.

Obrigada, Deputada Lídice, por mais uma vez apoiar nossas iniciativas.

A SRA. LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB-BA. Pronuncia o seguinte discurso.)

- Sr. Presidente, é com muita alegria que trago para esta Casa a informação de que a Bahia está prestes a transformar o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM em Instituto de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. A proposta foi encaminhada à Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em outubro de 2007, e a UFBA, sensível a essa aspiração deu o devido encaminhamento que tornará possível a criação dessa unidade de ensino voltada exclusivamente para as questões da problemática feminina.

A proposta está lastreada em quase 3 décadas de intensa atuação na área de ensino, pesquisa e extensão, como um grupo interdisciplinar com intensa articulação com diversos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, participando de uma multiplicidade de ações e programas direcionados à transformação da condição feminina e das relações de gênero patriarcais dominantes em nossa sociedade.

Na luta incansável pela institucionalidade dos estudos feministas, o NEIM pioneiramente criou, em 2005, o primeiro programa de mestrado e doutorado nessa área no Brasil, o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero.

Em 2008, mais um passo significativo foi dado com a criação do Curso de Bacharelado em Gênero e Diversidade e de uma área de concentração de Estudos de Gênero nos curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Nessa trajetória, além dos cursos de especialização Lato Sensu, a equipe do NEIM tem oferecido disciplinas para diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFBA e promovido, através da extensão, cursos de formação e qualificação para gestores, professores da rede pública, movimentos sociais, entre outros.

A transformação do NEIM em instituto, com as prerrogativas de uma unidade de ensino é a consolidação de uma área do conhecimento acadêmico e seu reconhecimento na estrutura universitária. Além de ser mais uma estratégia para que as universidades federais possam fortalecer as suas atividades com qualidade e excelência, em cumprimento ao compromisso do Ministério da Educação de promover uma educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica e não homofóbica, principalmente no que diz respeito à formação inicial dos bacharéis, licenciados e tecnólogos formados pelo sistema público de ensino superior.

Parabéns, portanto, ao NEIM por essa conquista, à Universidade Federal da Bahia, por entender a importância desse trabalho, que representa sem dúvida mais uma conquista para as mulheres.

Muito obrigada.

Lídice da Mata