Em breve: Curso de formação em Políticas Públicas em Gênero e Raça
Curso de Formação em Gestão de
Políticas Públicas de Gênero e Raça

São critérios de inscrição e seleção de cursista:

1. Aperfeiçoamento GPP-GER

a. Pré-Requisito: Conclusão do Ensino Médio.

b. Envio de Carta de Intenção que deverá seguir anexada à ficha de inscrição. A carta deverá conter:

• o interesse no conteúdo do curso;

• experiências na área de gestão pública ou de políticas públicas e em organizações da sociedade civil;

• o interesse e o conhecimento da(o) candidata(a)o no trabalho com a internet e em EAD;

• as expectativas com relação ao curso.

A carta deverá ser digitada em espaço 1,5, letra Times New Roman corpo 12, não ultrapassando 2 (duas) páginas.

2. Especialização GPP-GeR

a. Pré-Requisito: Conclusão do curso superior em qualquer área do conhecimento.

b. Envio de Currículo,

c. Carta de Intenção e Redação.

A Carta de Intenção deverá seguir anexada à ficha de inscrição e deverá conter:

• o interesse no conteúdo do curso;

• o interesse e o conhecimento da(o) candidata(o) no trabalho com a internet e em EAD;

• – as expectativas com relação ao curso.

A Redação será realizada pelas(os) pré-selecionadas(os) e deverá tratar de tema a ser definido e divulgado pela Coordenação do Curso. A Redação deverá ser devolvida no prazo de 24 horas, em espaço 1,5, letra Times New Roman corpo 12, não ultrapassando 2 (duas) páginas.

3. Critérios de preenchimento das vagas:

3.1. As(os) inscritas(os) deverão comprovar efetivo exercício na Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, ou no Terceiro Setor na área de políticas públicas, programas e ações voltadas para gênero e raça, preferencialmente, nas áreas de planejamento, orçamento, gestão, elaboração, monitoramento e avaliação. A(o) candidata(o) deverá comprovar também que é membro dirigente de Conselhos da Mulher, Conselhos de Educação, dos Fóruns de Promoção da Igualdade Racial ou dirigente de organização da sociedade civil.

3.2. As vagas deverão ser preenchidas conforme os seguintes percentuais: 30% para gestoras(os) dos três níveis da Administração Pública, 20% para as(os) integrantes de Conselhos da Mulher, 20% para as(os) integrantes dos Conselhos de Educação, 20% para as(os) integrantes de Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial e 10% para as(os) dirigentes de organizações da sociedade civil.

3.3. Os critérios de cor/raça e sexo deverão ser considerados proporcionalmente na seleção das(os) cursistas em cada segmento proposto.

Curso de Formação em Gestão de
Políticas Públicas de Gênero e Raça

Formar 6.700 gestores e gestoras para a condução das políticas públicas de gênero e raça. Esse é um dos objetivos do curso gratuito de formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça que será desenvolvido por 18 universidades federais das cinco regiões do País (lista completa abaixo), para pessoas de nível médio e superior.

A iniciativa é resultado da parceria entre Ministério da Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM Brasil e Cone Sul, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CLAM/UERJ.

O público-alvo é formado por servidoras e servidores dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação, gestores e gestoras das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento e dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade etnicorracial.

O curso utiliza a plataforma da Universidade Aberta do Brasil, composto por um sistema integrado de universidades públicas através da metodologia da educação a distância com uso de ferramentas de aprendizagem e conteúdo ministrados pela internet. Estão programados de dois a três encontros presenciais.

A formação em gestão de políticas de gênero e raça é uma oportunidade para instrumentalizar gestores, interessados a ingressar na carreira de administração pública ou lideranças de ONGs para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.

Formas de participação e conteúdo

São duas as modalidades de participação:

Aperfeiçoamento, com carga horária total de 300 horas, para profissionais de nível médio;

Especialização, com carga total de 380 horas, para profissionais de nível superior.

Para a modalidade Especialização, ao final do curso, deverá ser apresentado um trabalho de conclusão de curso (TCC). Os conteúdos estão divididos em seis módulos: Políticas Públicas e Promoção da Igualdade, Políticas Públicas e Gênero, Políticas Públicas e Raça, Estado e Sociedade e Gestão Pública. A coordenação e a definição de conteúdos são compartilhadas por pesquisadores e pesquisadoras de gênero e raça, entre os quais estão ativistas de mulheres, feministas e movimentos negro e de mulheres negras.

Segundo as instituições organizadoras do curso, a expectativa é que durante o mês de junho as demais 16 universidades anunciem a abertura das inscrições. As universidades ofertam de 120 a 700 vagas, a depender do tamanho da turma definida pela coordenação do curso. Confira:Curso de formação em Políticas Públicas em Gênero e Raça