Dias 07 a 11 de julho de 2025, 8:30 às 12:30h. Local: Auditório do PAF 1.
Certificação de 20 horas.
O minicurso MANEJO, PROTEÇÃO E CUIDADO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: FORMAÇÃO CRÍTICA PARA ATUAÇÃO EM REDE objetiva contribuir para a formação crítica e interdisciplinar de profissionais, estudantes e integrantes da sociedade civil no manejo do atendimento a mulheres em situação de violência, fortalecendo práticas de cuidado, proteção e atuação em rede, com base em referenciais da Psicologia Crítica, dos direitos humanos e das epistemologias feministas.
Os temas a serem trabalhados serão: Violência contra as mulheres; Feminicídio; Legislações e protocolos; Atuação em rede; Abordagens não revitimizantes e escuta qualificada; Cuidado com crianças e adolescentes filhos(as) de mulheres em situação de violência e feminicídio. A metodologia inclui aulas dialogadas, análise de casos e documentos técnicos, proposição de práticas ético-políticas e rodas de conversa.
Público: Profissionais da rede SUAS, SUS, sistema de justiça, educação e segurança pública; Estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA e outras Universidades; Integrantes de coletivos feministas, movimentos sociais e conselhos de direitos.
Número de vagas: 40
Inscrições online: https://doity.com.br/mini-curso-manejo-protecao-e-cuidado-de-mulheres-em-situacao-de-violencia
A atividade será ministrada pela Profa. Dra. Beatriz Borges Brambilla. Beatriz é Pós- doutoranda PPGNEIM; Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Professora da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Colaboradora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Líder do Grupo de Pesquisa NuBalaio – Psicologia Social e Violência. Atuando na gestão, assessoria e supervisão de diferentes projetos e organizações sociais com destaque às políticas de Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, desenvolvendo pesquisa e assistência com mulheres, crianças, adolescentes, famílias, pessoas LGBTQIAPN+ e comunidades em situação de violência. Organizadora do livro “Vocabulário de gênero 30 pensadoras e pensadores para (des)compreender gênero” (link). Autora do livro “Violência Doméstica contra as Mulheres: Entre Política e Cuidado para a Defesa da Vida” (link)
O curso é organizado por pesquisadoras do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Alteridades e Desigualdades do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (GADNEIM) da Universidade Federal da Bahia.
Mais informações por e-mail gadneim@ufba.br