SELEÇÃO DE CANDIDATA(O)S ÀS VAGAS DE ALUNA(O) REGULAR DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO – TURMA 2018
Cara(o) candidata(o):
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) torna público o Edital do Processo Seletivo 2018 para Mestrado Acadêmico e Doutorado.
Neste ano, destacam-se no processo seletivo as seguintes características:

a) Serão ofertadas 27 vagas para o Mestrado Acadêmico e 10 vagas para o Doutorado, divididas entre as quatro linhas de pesquisa, conforme disponibilidade de orientação docente e critérios definidos pelo Colegiado do Programa.

b) Programa de ação afirmativa, conforme modalidade de reserva de vaga para candidato(a)s negro(a)s, quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência.

c) Sistema digital para realização da inscrição e acompanhamento dos resultados.

d) As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, através do portal https://sipos.ufba.br/ppgneim/2018.1. O período de inscrição deverá ser realizado entre 18 de dezembro de 2017 e 05 de janeiro de 2018 (datas alteradas em 19/12/17).

Recomendamos a leitura atenta do Edital de Seleção, das linhas de pesquisa, corpo docente, Regimento Interno do Programa e demais informações sobre o PPGNEIM disponíveis neste site.
Siga todas as instruções constantes no edital para que sua inscrição possa ser homologada.
Qualquer dúvida entre em contato pelo email: ppgneim@ufba.br ou telefone: (71) 32836447 (13:30 às 17:30)
Atenciosamente,
A coordenação do PPGNEIM
Retificação n.1 do edital

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, torna pública, a retificação do Edital de Seleção, e outras informações para auxiliar as(os) candidatas(os) no momento da inscrição:

1. SOBRE DATAS DAS INSCRIÇÕES:

a) EDITAL:

No item 2 (DAS INSCRIÇÕES), onde se lê:

” 2.1. …no período de 11 a 29 de dezembro de 2017…”

Leia-se agora:

” 2.1. …18 de dezembro de 2017 a 05 de janeiro de 2018…”

b) No sistema SIPÓS:

As datas também também foram alteradas seguindo o prazo acima.

2. CORREÇÃO DOS LINKS DE INSCRIÇÃO:

Os links para inscrição (mestrado/doutorado) foram corrigidos, testados e estão funcionando corretamente.

3. INDICAÇÃO DE ORIENTADORAS(ES):

Conforme o item 2.3 do Edital de Seleção, “a(o) candidata(o) deverá indicar, no formulário de inscrição online, até 03 (três) nomes de prováveis docentes orientadoras(es) ligadas(os) ao Programa, observando que só poderá selecionar os nomes de docentes que integrem a linha de pesquisa na qual fará sua inscrição e que ofereçam vagas no nível desejado na seleção para 2018.”

Esta indicação tem o papel de orientar a Comissão de Seleção na distribuição dos projetos às(aos) pareceristas*. A primeira indicação é obrigatória e deve guardar afinidade entre projeto/orientação/linha, as demais indicações são optativas. Havendo interesse em docentes de outras linhas, não será possível a indicação (o sipos não permite), devendo a(o) candidata(o) manter as opções em branco. A Comissão de Seleção, no momento da distribuição às(aos) pareceristas, pode entender que o projeto se encaixa em outra linha/orientação. Portanto, a não indicação das(os) três docentes não prejudica a(o) candidata(o).

*Parecerista: Docente do Programa que atua nas etapas de seleção atribuindo nota. Para cada etapa, haverá a atribuição de nota por, no mínimo, duas(dois) e, no máximo, três pareceristas; com exceção das etapas de homologação da inscrição (secretaria) e prova de idiomas (NUPEL).

Salvador, 19 de dezembro de 2017.
Profa. Dra. Marcia Santana Tavares
Coordenação PPGNEIM

Retificação n. 2 do edital:

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, torna pública, a retificação do Edital de Seleção:

1. SOBRE A DISPENSA DE PROVA DE PROFICIÊNCIA EM IDIOMA ESTRANGEIRO

Adicionar o item 4.3.7.

4.3.7. Serão dispensados da(s) prova(s) de Proficiência em Idioma Estrangeiro as(os) candidatas(os) que se submeteram à proficiência neste Programa nas seleções para ingresso nos dois últimos processos seletivos e que foram aprovadas(os) com nota igual ou superior a 7 (sete), ou que apresentem certificado emitido por órgão oficial (válido por 2 anos), ou apresentem certificados nos termos do anexo IV. (Adicionado em 20/12/17)

Salvador, 20 de dezembro de 2017.

Profa. Dra. Marcia Santana Tavares

Coordenação PPGNEIM