UFBA inova mais uma vez: Bacharelado em Gênero

Depois ter sido a primeira universidade brasileira e latino americana a criar um programa de pós graduação (mestrado e doutorado) sobre Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, a Universidade Federal da Bahia cria, a partir de proposta apresentada pelo Núcleo de Estudos Interdiscilinares sobre a Mulher – NEIM, o primeiro curso de gradução em Gênero e Diversidades do Brasil.

Este curso, nas modalidades licenciatura e bacharelado, tem por objetivo formar profissionais e educadores aptos a tratar das questões relacionadas à perspectiva de Gênero e outras diversidades no âmbito das políticas públicas e do ensino. A proposta apresentada pelo NEIM se insere nas diretrizes do II Plano Nacional de Politicas para Mulheres implementado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Fedral , conta com apoio do Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD do Ministério da Educação, e faz parte do REUNI do Governo Federal. Além desta gradução a UFBA também aprovou, no contexto dos bacherelados interdisciplinares de Humanidades, a área de concentração em estudos de Gênero, também proposta pelo NEIM. Estes curso já serão oferecidos no próximo vestibular, em 2009.

Deste modo, a UFBA confirma sua inserção no pensamento contemporâneo em respostas às demandas de uma sociedade em transformação.

Todas estas conquistas são frutos de 25 anos de luta e construção para legitimidade dos estudos feministas no meio acadêmico, contribuindo efetivamente para minização das assimetrias de gênero que caracterizam a sociedade brasileira.