XX SIMPÓSIO BAIANO DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO

Tema – Produção Científica do NEIM: perspectivas e desafios para os novos tempos

Apresentação

Com o tema Produção científica do NEIM: perspectivas e desafios para os novos tempos, a presente proposta destina-se à realização do XX Simpósio Baiano de Pesquisadoras (es) sobre Mulheres e Relações de Gênero a ser realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, em Salvador, Bahia, em formato remoto, sob a coordenação de uma comissão com representantes das quatro linhas de pesquisa e da coordenação geral do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia.

Trata-se de um evento interno, em ambiente remoto, cuja construção parte de dois principais argumentos: a) o de estarmos trabalhando em ambiente remoto devido às medidas sanitárias para o Controle da Pandemia da Covid 19; e b) a necessidade de um balanço profundo do que foi produzido até o presente momento, apontando encaminhamentos para os próximos 10 anos.

O simpósio contará com pesquisadoras (es) do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA e de estudantes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade – BEGD e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Gênero e Feminismo – PPGNEIM, estes últimos na condição de ouvintes. O objetivo do evento é partilhar a produção de conhecimento em andamento. As pesquisas serão agrupadas em torno dos seguintes Eixos Temáticos:

○ Eixo Temático 1- Gênero, Poder e Políticas Públicas
○ Eixo Temático 2 – Gênero, Ciência e Educação
○ Eixo Temático 3 – Gênero, Alteridades e Desigualdades
○ Eixo Temático 4 –Gênero, Arte e Cultura

2. CARACTERIZAÇÃO:

2.1 Localização

As atividades serão realizadas em ambiente remoto, ante a necessidade de cumprimento das medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19. Desta forma, será utilizada a Plataforma Zoom.

2.2 População atendida – Grupos de pesquisa do NEIM e estudantes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade – BEGD e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Gênero e Feminismo – PPGNEIM, estes últimos na condição de ouvintes.

3. OBJETIVOS:

3.1 Geral – Difundir conhecimento acerca das produções contemporâneas no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA

Específicos:
- Promover a dinamização dos grupos de pesquisa vinculados ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA e de suas respectivas linhas de pesquisa.
- Apresentar o estado da arte das pesquisas em curso, encampadas pelas pesquisadoras do quadro permanente e daquelas que se vinculam na condição de associadas.
- Estabelecer prioridades de investigação e propostas de pesquisas coletivas intergrupos, bem como o aumento de parcerias.

3.2 Justificativa

O evento, já em sua vigésima edição, é território importante de difusão de conhecimento e articulação de produções referentes a este temário. As questões que envolvem feminismos, mulheres e relações de gênero são de extrema importância sócio-histórica e têm enorme impacto em processos sociais, relacionais, afetando diretamente os modos de vida, subjetividades e corporalidades.

As questões de gênero se revelam urgentes, diante de uma onda conservadora em nosso país, e ainda, com a pandemia da Covid-19 vivenciamos um aumento significativo de violência doméstica e precarização da vida de mulheres, sobretudo negras e de classes populares.

4. METODOLOGIA:

Partindo de uma perspectiva interdisciplinar, o simpósio, que será transmitido pela plataforma Zoom, se propõe a apresentar em dois dias, nos dois turnos, manhã e tarde, as linhas de pesquisa e seus/suas pesquisadores/pesquisadoras e suas respectivas pesquisas em diferentes estágios. Em fase inicial, em campo, com resultados parciais, finais etc.

As discussões serão distribuídas por sessões, observados os grupos de pesquisa ativos no NEIM, conforme a seguir:

○ Eixo Temático 1- Gênero, Poder e Políticas Públicas
○ Eixo Temático 2 – Gênero, Ciência e Educação
○ Eixo Temático 3 – Gênero, Alteridades e Desigualdades
○ Eixo Temático 4 –Gênero, Arte e Cultura

5.1 Encaminhamentos

PERÍODO ATIVIDADE
1 6 a 9 de setembro/2021 Apresentação do projeto para deliberação e aprovação nas instâncias ordinárias (NEIM, SIATEX e Congregação da FFCH).
2 15 a 20 de setembro/2021 Período de inscrição para pesquisadoras/es
3 20 a 30 de setembro/2021 Período de inscrição para estudantes do BEGD e do PPGNEIM na condição de ouvintes.
4 20 a 30 de setembro/2021 divulgação do evento.
5 , 28 e 29 de outubro/2021 Realização do evento
6 1 a 5 de novembro/2021 Emissão dos certificados de participação (SIATEX)
7 19 de novembro/2021 Apresentação do relatório final do Simpósio pela comissão organizadora .

5.2 Socialização dos resultados e produtos a serem gerados

O resultado ficará disponível na plataforma YouTube, do NEIM, com acesso restrito aos envolvidos/envolvidas. Além disso, será elaborado um relatório final com o que foi apresentado nos dois dias do evento com acesso pelo site do NEIM.

Como resultado, esperamos promover a dinamização dos grupos de pesquisa, a indicação das prioridades de investigação, a proposta de pesquisas coletivas intergrupos e o aumento de parcerias.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Anderson Eduardo C. de Oliveira (rep. da linha Gênero, poder e políticas públicas )
Anni de Novais Carneiro ( rep. da linha Gênero, alteridades e desigualdades)
Marilda de Santana Silva (rep. da linha Gênero, arte e cultura)
Sandra Maria Cerqueira da Silva (rep. da linha Gênero, ciência e educação)
Izaura Santiago da Cruz (Coord. NEIM)
Silvia Lúcia Ferreira (Vice-coord. NEIM)